< Voltar



Mapa Mudo - Obra de Arte Premiada
2024

Título (Original)
Mapa Mudo
Título (Traduzido)
Mute Map
Técnica e Material
Acrílico s/tela
Dimensão
128x180cm
| Sinopse
Nesta obra, expõe-se uma nova ocorrência entre dois planos sobrepostos, com destaque para uma figura em primeiro espaço/plano, que assume o papel de protagonista. Esta está progressivamente a entrar em sintonia com o segundo espaço/plano, que lhe é totalmente desconhecido, mas que, em resposta, se liquidifica e assume novas formas, procurando também uma harmonização mútua.
Este processo de reconhecimento e suposto desejo de descoberta e fusão dos espaços/planos é Testemunhado nesta captação de um momento único do processo de criação de um mapa mundi original (nova realidade, distinta dos dois planos originários). O diálogo em curso, de sintonização de energias, cores e formas, é concretizado de forma silenciosa, respeitosa. “Mapa Mudo” reflete sobre a presença e pertença de algo e alguém a um determinado espaço que, no caso concreto do autorretrato pictural (isto é, representação em forma imagética, muda, de si mesmo), se desenraiza do plano da realidade e descobre e migra para fora do concreto. Quanto a influências, o quadro possui evocações subtis de obras já expostas n’A Brasileira, nomeadamente pelos contrastes de cor e limites de figura modernistas, presentes em “Os Críticos”, de Nikias Skapinakis (ainda exposto) e “Auto-Retrato num grupo”, de José de Almada Negreiros (pintura criada para aquele espaço).
Ver Mapa Mudo V1 (Primeira Versão da Série)
| Prémio & Reconhecimento
Em Novembro de 2024 Martim Melo de Vilhena recebeu o prémio de pintura, d'A Brasileira do Chiado, pela obra "Mapa Mudo", que está atualmente exposta até ao final do ano de 2025 dentro do café. Ser distinguido com este prémio representa um marco na sua trajetória artística. Inserido numa tradição centenária de promoção da arte e cultura em Lisboa, este prémio reconhece a excelência, originalidade e relevância da sua obra no panorama contemporâneo português.
Expor no icónico café d’A Brasileira do Chiado, palco de gerações de artistas e referência histórica da modernidade artística em Portugal, permite que a sua obra dialogue diretamente com o público, conectando passado e presente, tradição e inovação.
Mais do que um reconhecimento, esta distinção simboliza a capacidade de Martim Melo de Vilhena de contribuir ativamente para o património cultural, consolidando a sua presença como uma voz artística de prestígio e influência, cuja obra inspira e enriquece a comunidade artística e o público em geral.
Timeout Lisboa:
https://www.timeout.pt/lisboa/pt/noticias/conheca-as-dez-novas-obras-do-cafe-a-brasileira-112024
Mensagem de Lisboa:
https://amensagem.pt/2024/11/19/brasileira-novos-quadros-concurso-chiado-cafe/
E-Cultura:
https://www.e-cultura.pt/artigo/34044
Trendy:
CMJornal:
A Brasileira:
https://ovalordotempo.pt/marcas/a-brasileira-do-chiado/